2594 Lynn Ogden Lane

Blog Details

Home   /   Resenha do livro ‚Blockland‘: Parte gonzo, parte Bitcoin-thriller, 100% recomendado

Esta tomada mitologizada da indústria da criptocracia é parte das escrituras sagradas, parte do jornalismo gonzo e 100% recomendada.

A primeira dica de que o Blockland – 21 Stories of Bitcoin, Blockchain and Cryptocurrency talvez não seja exatamente a mesma que o livro médio sobre o assunto de criptologia é salpicado em negrito, bem em sua capa.

Escapando das habituais pistas de design estável, ele apresenta, em vez disso, a obra de arte de Trevor Jones, „O êxtase (Bitcoin Angel)“. A iconografia religiosa da imagem é impressionante, para dizer o mínimo.

E é levada à linguagem de vários dos capítulos (ou histórias), transmitindo tanto a natureza quase mítica da história de origem de Bitcoin quanto a fé devota dos muitos sabores diferentes do crente-cripto.

Então, poderia Blockland ser o primeiro texto sagrado de Bitcoin?

Antes de chegarmos a isso, devo confessar que eu poderia facilmente ter tido uma aversão imediata a este livro.

No preâmbulo, o autor, Elias Ahonen, descreve uma viagem de apito de criptologia quase bíblica em excesso, que trouxe à mente o verdadeiramente abominável O Pequeno Livro de Cripto de Cal Evans.

Mas enquanto as anedotas de viagem igualmente incríveis de Evans pareciam concebidas puramente para expressar o quanto mais legal do que o leitor que ele mesmo considera, Ahonen nos faz sentir como se estivéssemos bebendo shots no palco em um enorme show de rap em Xangai bem ao seu lado.

Ele capta a intensidade e a insanidade que pode se manifestar no que ainda é essencialmente uma indústria pré-pubescente sendo banhada com mais dinheiro do que sabe o que fazer com ele.

Então talvez Blockland seja na verdade a primeira biografia de rock’n’roll da Cryptocurrency?
Era uma vez

O livro conta 21 histórias (muitas vezes dramatizadas) de „Blockland“ – o espaço criptográfico para você e para mim – começando com a criação da primeira „Cidade Dourada dos Bocados“ e os colonos que inicialmente optaram por habitá-la.

Ela conta dos pioneiros que então decidiram atacar e estabelecer novas comunidades, e das muitas pessoas comuns que foram atraídas para o mundo em expansão do Blockland.

Os temas dos capítulos vão desde o quase-espiritual (O Testamento de Satoshi, As Seitas do Satoshismo), ao espírito pioneiro (Os Prospectadores, Fronteiras Informáticas), e até mesmo o espírito do excesso (Loucura Mineira, Ressaca Tulipa)

Embora todas as histórias subjacentes sejam verdadeiras, o uso de metáforas e alegorias realmente traz para casa o caminho mágico e improvável que a criptocurrência tomou para chegar até aqui.

Uma história completa de …

O fato de que estes capítulos aparentemente díspares se unem para contar uma história coerente (e bastante completa) da jornada da moeda criptográfica até a data é muito meritório para Ahonen.

O autor dá uma visão equilibrada e imparcial do espaço de uma maneira que é ao mesmo tempo de fácil acesso e totalmente encantadora. Não há papel-sobre os elementos mais escuros da moeda criptográfica, mas a natureza benevolente da comunidade também recebe um tempo de página substancial.

O livro anterior de Ahonen era a Enciclopédia de Moedas Físicas Bitcoins e Crypto-Currencies, publicada em 2016, que o levou a ser descrito como „um dos primeiros historiadores de Bitcoin“.

Enquanto ambos os livros são obras de referência técnica, Blockland se sente mais como um thriller fictício em seu ritmo e estilo.
Uma leitura fascinante

Assim… parte das escrituras sagradas, parte do jornalismo gonzo e 100% de montanha-russa, Blockland consegue surpreendentemente tanto mitologizar como explicar o estado atual da indústria da criptocracia.

Este é o livro de moedas criptográficas para pessoas que são muito legais para ler livros de moedas criptográficas. Compre-o para você mesmo, depois empreste-o àquele amigo que você acaba de conhecer que é um potencial criptomaníaco, se ao menos eles tivessem tempo para aprender sobre o assunto.

Apenas certifique-se de que ele ou ela o devolva. Afinal de contas, ele pertence à sua estante.

A edição de capa dura do Blockland: 21 Stories of Bitcoin, Blockchain e Cryptocurrency está disponível para pré-encomenda no site cryptonumist.com